domingo, 6 de setembro de 2009

A Fragmentação de Política da América

A América Portuguesa (Brasil) após a independência se tornou um único país, enquanto a América Espanhola se dividiu em vários países diferentes. Isto ocorreu por que muitas regiões da América Espanhola não tinha ligações entre si. As relações econômicas delas com as metrópoles , as vezes eram mais fortes do que entre elas. A administração colonial espanhola criou diversos centros administrativos com capacidade própria. Assim , esses centros se tornaram as novas capitais dos países independentes.
Os ingleses e os Estados Unidos , deram força para essa desunião. Afinal , quanto mais desunido, mais fracos esses países seriam. O que de fato era bom para o próprio, que estava de olho neles.
Após tudo isso, na conferência do Panamá , o sonho pan-americanista de Bolívar estava encerrado, pois ficou definitivo que esses países não iria se unir.
Enfim a fragmentação política da América espanhola, pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si. Essa situação favorece também o surgimento de lideranças locais fortes, os caudilhos, dificultando a realização de um projeto de unidade colonial.
-Então qual o interesse dos Estados Unidos , com a desunião dos países da América Espanhola?


Para finalizar, nesta última postagem gostaríamos de dizer que a idéia do blog da professora Maíra ficou super interessante, e tornou melhor o nosso aprendizado.