domingo, 9 de agosto de 2009

Contexto e Influência da América Espanhola


A América, foi colonizada por portugueses e espanhóis, e a parte colonizada pela Espanha fica conhecida como América Espanhola e compreende um vasto território desde a América Central até o sul do continente americano. Afim de melhor administrar a colônia, a coroa espanhola dividiu o território em quatro Vice-reinos (Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata) e quatro Capitanias Gerais (Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile). Entretanto esta divisão fez com que estes territórios fossem administrados com certa autonomia pelas suas elites. Estas elites experimentavam a oportunidade de lucrar com o comércio de diversas mercadorias.

Diversos fatores estão relacionados com o processo de Independência da América Espanhola, e um deles é a Crise do Sistema Colonial, podemos mesmo dizer que este é o mais importante, pois as elites que lucravam com a produção e o comércio de mercadorias estavam insatisfeitos com a obrigação de apenas poder comercializar com a metrópole. O que estas elites coloniais buscavam era a liberdade de comércio, ou seja que eles pudesse comerciar diretamente com outros países, desta maneira lucrando mais ainda. Entretanto, outros fatores podem ser citados como colaboradores deste processo de enfraquecimento do Sistema Colonial e de expansão dos ideais de liberdade. Dentre eles podemos citar ainda a Revolução Industrial na qual a inglaterra desenvolveu fábricas que tinha ambição de mercados consumidores. O pessoal das colônias também queria comprar diretamente da Inglaterra , esta , daria o maior apoio possível , seja com grandes empréstimos , bons soldados e importantes apoios diplomáticos. Outra influência foi a do Ilumismo , nesta os filhos das elites aprendiam e voltavam das universidades Européias com as cabeças cheias de idéias liberais , o que ajudava a difundir novos ideais de liberdade e de autonomia. Já a Independência dos EUA , serviu de estímulo aos revoltosos de toda a América. Afinal se os colonos norte-americanos conseguiram criar seu próprio país os vizinhos do continente poderiam repetir a mesma estratégia. E para concluir, ocorreu a Revolução Francesa que provocou seus efeitos. Muitas pessoas das camadas médias e populares chegaram a sonhar com a independência que fossi democrática e que realizasse reformas sociais inspiradas nas idéias radicais jacobinas.Porém as elites coloniais tinham outros planos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, não sabiamos sobre a divisão da América Espanhola e achamos muito interessante!
    Gostamos também da parte em que se trata da influência da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Que começou com a busca da liberdade de comercializar de um País para o outro, poís assim, eles lucravam mais.


    Componentes: Saulo, Junior, Dilma, Thamires e Dullcy

    ResponderExcluir
  3. Super legal e também interessante!Gostei do cemeço que dia assim A América, foi colonizada por portugueses e espanhóis, e a parte colonizada pela Espanha fica conhecida como América Espanhola e compreende um vasto território desde a América Central até o sul do continente americano. Afim de melhor administrar a colônia, a coroa espanhola dividiu o território em quatro Vice-reinos (Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata) e quatro Capitanias Gerais (Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile). E foi a partir desta divisão que estes territórios foram administrados com certa autonomia por suas elites.

    Thay,Leidiane,Tami Cordeiro,Tasla,Girlane...

    ResponderExcluir